quarta-feira, 1 de junho de 2011

Projeto conclui atividades em mais uma escola

 

No período de 18 de abril a 13 de maio, o Projeto “Novas Práticas: em defesa da criança e do adolescente”, em parceria com a SEDUC, contemplou a Escola Palmira Gabriel com oficinas sobre violência sexual e drogas, além de oficinas de áudio, vídeo e fotografia. A proposta do projeto é contribuir para o enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente, dentro e fora das escolas.

O projeto trabalhou com produção e difusão de novas práticas educativas e comunicação interativa com base em tecnologias sociais de áudio (rádio-jornalismo, vinhetas e radionovelas), vídeos (documentário) e fotografia (fotonovela), contando com a participação direta dos alunos. No total foram 38 alunos capacitados.

Oficinas Temáticas
Nas oficinas temáticas, cujos temas foram drogas e violência sexual, os alunos desenvolveram como produtos finais: paródias, o que estimulou bastante a criatividade, a imaginação e a sensibilidade musical; cartazes informativos como estratégia de sensibilização e troca de conhecimentos; e, peças teatrais sobre a temática violência sexual..

Oficina de vídeo
Na oficina de vídeo os alunos aprenderam sobre: como fazer um roteiro; planos e enquadramentos de filmagem; produção; direção e edição de vídeo. O resultado de tudo isso, foi um documentário sobre drogas. A aluna Tainá do Rosário fala sobre as experiências com a oficina “Foi muito bom ter participado da oficina, de aprender a forma curiosa de como um filme é feito, fiquei encantada”..

Oficina de áudio
Nesta oficina foram trabalhadas noções de roteiro, produção, gravação e edição de um programa de rádio. O produto final foi um programa de rádio, produzido pelos próprios alunos,  que abordou drogas e violência sexual.


Oficina de fotografia
Enquadramentos, ângulos, luz e manipulação de imagens foram o que os alunos aprenderam na oficina. Como produto final os alunos desenvolveram uma fotonovela sobre temática de drogas.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Aquecendo os motores


O projeto “Novas Práticas Educativas: em defesa da criança e do adolescente”, executado pela Rádio Margarida em parceria com a SEDUC, está se preparando para iniciar as atividades. Iremos desembarcar na escola Professora Palmira Gabriel, localizada na Augusto Montenegro.
O início do projeto é no dia 18/04 com as Oficinas de Formação Temática, oficinas educativas sobre drogas e sexualidade. Logo em seguida, no dia 27, iniciará as Oficinas Tecnológicas, será realizado um de laboratório de aprendizagem em áudio, vídeo e fotografia, produção de radionovelas, spots, vídeos de curta metragem e fotografias.
Disponibilização dos materiais produzidos nas oficinas para acesso e download via portal da Radio Margarida, postagem em blog do projeto, veiculação em emissora de rádio difusão.
Amanhã (15/04) acontecerá a aula inaugural, momento onde será apresentado o projeto aos alunos e seus responsáveis.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Diga não as drogas



O vídeo conta a história de um garoto que convive com amigos usuários de drogas, dentro da escola. Mas o garoto tenta sensibilizar os amigos sobre o mal que as drogas podem trazer.

O vídeo é uma produção dos alunos da escola Mario Barbosa, do projeto Novas Práticas Educativas.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dia de festa: Novas Práticas recebe Anu 2010


Amanda Engelke
A noite de segunda-feira, 7, foi dia de premiar os melhores projetos sociais de 2010. E dia da Rádio Margarida, através do projeto Novas Práticas Educativas: em defesa da criança e do adolescente, executado com apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), receber o prêmio “Anu”, por ser eleito o melhor projeto social, em nível estadual do último ano.
O palco escolhido para a festa dos contemplados pela Central Única das Favelas (CUFA) foi o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde a coordenadora geral do projeto e diretora da Rádio Margarida, Carmem Chaves, recebeu o troféu.
Para a entrega foram chamadas cinco instituições ao palco, quando foi apresentado um pequeno vídeo dos projetos. Logo depois os representantes puderam fazer seus agradecimentos. “Nesse momento, disse que somos muitos gratos a CUFA pela oportunidade e pela visibilidade que prêmio nos proporcionou e proporciona, não só enquanto projeto, mas quanto a Rádio Margarida”, lembra.
Durante a cerimônia, o representante do projeto “A Casa do Bem”, que ganhou o prêmio pelo Rio Grande do Norte, Flávio Rezende, quebrou o protocolo e fez um pedido ao apresentador Luciano Huck, que apresentava o prêmio. “Ele pediu para que o Luciano fizesse uma matéria com as 27 instituições ganhadoras do prêmio. E ele prometeu que faria. Já pensou? Se isso acontecer será muito bom”, comenta.
Quanto à importância prêmio, Carmen conta que o reconhecimento veio em boa hora: da articulação e mobilização nas próximas escolas. “O prêmio não mudará o rumo do projeto e seguiremos no caminho que já trilhamos desde o início. Os compromissos e a responsabilidades são os mesmos. Seguimos agregando valores e o prêmio agrega reconhecimento e visibilidade institucional”, completa.
Os grandes vencedores da noite foram a Trupe de Teatro do Afro Reggae do Rio de Janeiro, com o Espetáculo Urucubaca, e o Programa Um Milhão de Cisternas, do Movimento de Organização Comunitária da Bahia. Eles levaram o troféu mais esperado, o Anu Preto. “

Em andamento
O projeto agora está em fase de articulação nos próximos bairros em que irá atuar e espera o início do ano letivo nas escolas da Região Metropolitana de Belém para fechar com os diretores. É o caso da Escola Palmira Gabriel, na Augusto Montenegro, que acerta os últimos detalhe para receber o projeto ainda no primeiro semestre desse ano.
Enquanto isso, outro passo já está sendo dado: o da sustentabilidade na escola Mário Barbosa, na Terra Firme. A escola recebeu o projeto no final ano passado, quando foram formadas as primeiras turmas do Novas Práticas com alunos do Mário Barbosa e do Brigadeiro Fontenelle (também do bairro).
Agora o objetivo é garantir o equipamento para que os alunos possam dar continuidade ao projeto, multiplicando o conhecimento adquirido nas aulas com outros colegas da escola.     

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Fanzines

Fanzines são publicações alternativas e independentes feitas geralmente em folha de papel A4. Se utilizam de colagens, desenhos feitos à mão e de muita criatividade para criar o formato desejado. É comum possuírem uma aparência poluída. No início da criação dos fanzines eram tratados assuntos como ficção científica e na década de 70 falava-se de bandas do cenário punk. Depois evoluíram para assuntos como política, literatura, sexualidade, quadrinhos, poesias, jornalismo investigativo, e o que mais puder ser expresso em uma folha de papel. Aliás, essa liberdade de escolha de temas e a forma como os mesmos são tratados é uma das várias características que diferem um fanzine de uma publicação normal.

Agora que você já sabe um pouco sobre os fanzines...O nosso projeto apresenta uma coletânea de fanzines, produzidos pelos alunos da escola Mario Barbosa e Brigadeiro Fontenelle, durante as oficinas temáticas. Os fanzines abordam temas como educação, drogas, cidadania, e entre outras coisas. Boa leitura!

Fanzine: Aprenda com as diferenças


Fanzine: Abra as portas da sua mente



Fanzine: Hoje é dia de brincar e não de fumar



Fanzine: Conflito com drogas: maneiras de ocupar o tempo


Fanzine: A droga não compensa


Fanzine: Cidadania e deveres


Fanzine: A cidadania na escola


Fanzine: Alegria


Fanzine: Educar

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Rádionovela - Drogas


A rádio novela conta a história de um garoto que entra no mundo das drogas. Esse foi o produto dos alunos da oficina de áudio da escola mario barbosa e Brigadeiro Fontenelle

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Rádio Margarida é a vencedora estadual do Prêmio ANU 2010

O projeto “Projeto Novas Práticas Educativas: em defesa da criança e do adolescente”, executado pela Rádio Margarida em parceria com a SEDUC, foi o vencedor, no âmbito estadual, do prêmio Anu 2010 realizado pela Central Única das Favelas (Cufa). O Prêmio, que reconhece os melhores projetos sociais desenvolvidos dentro das favelas brasileiras, terá agora uma segunda etapa que será premiar dentre os vencedores de cada estado o melhor projeto do Brasil. A votação para esta segunda etapa está sendo realizada via internet, através do site www.premioanu.com.br, desde 07 de janeiro e vai até o dia 07 de fevereiro. O vencedor brasileiro será conhecido dia 7 de fevereiro, durante a entrega do Prêmio Estadual no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
SOBRE O PROJETO NOVAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
O Projeto “Novas Práticas Educativas: em defesa da criança e do adolescente”, traz como proposta contribuir no enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente, dentro e fora das escolas, por meio de formação temática, produção e difusão de novas práticas educativas e comunicação interativa com base em tecnologias sociais de áudio (radionovelas e spots), vídeos de curta metragem e fotografia, tendo a participação direta de professores e jovens de escolas públicas da rede estadual de ensino da Região metropolitana de Belém na perspectiva de cumprimento do Estatuto da Criança e do adolescente – ECA.

Os eixos de atuação do projeto se configuram da seguinte forma:
a) Oficina de Formação temática:
- Oficinas educativas sobre cidadania, sexualidade, drogas e violência sexual (02 temas por escola).
b) Oficina de Produção de tecnologias educativas:
- Realização de laboratório de aprendizagem em áudio, vídeo e fotografia;
- Produção de radionovelas, spots, vídeos de curta metragem e fotografias;
- Produção de materiais educativos para educação à distância: DVD com vídeos educativos e videoaula e guia de orientação.
c) Difusão das tecnologias educativas e comunicação interativa:
- Disponibilização dos materiais produzidos nas oficinas para acesso e download via portal da Radio Margarida, postagem em blog do projeto, veiculação em emissora de rádio difusão.

Para votar, basta clicar no link:
http://www.premioanu.com.br/
É preciso realizar um cadastro, após isso, você receberá via email uma senha para votação.